sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Educação na sociedade da informação




A sociedade da informação tem modificado a relação do processo de ensino-aprendizagem. O método de ensino mudou completamente com os avanços tecnológicos, disponibilizando um maior acesso a novas fontes de informação. Com isso o conhecimento se tornou mutável necessitando cada vez mais de atualizações.

A imagem que era obtida antes, como o professor sendo a única fonte de informação e do saber, foi totalmente quebrada, tendo o professor como um desafiador do conhecimento, ou seja, aquele que mostra aos alunos os caminhos que poderão percorrer e as várias formas de aprendizagens.

Para o aluno a capacidade de reflexão é algo essencial para o conhecimento, pois com ela conseguimos interpretar, colacionar, avaliar e associar as informações.

O excesso de informação tem conseguido confundir cada individuo, pois em alguns casos não há tempo nem disposição para processar as informações obtidas. Com isso, devido aos inúmeros tipos de informações que acessamos, vem aumentado a dificuldade de aprendizagem de alguns alunos, pois por conta desse excesso de informação não há tempo de anexar o que adquirimos, fincando apenas o conhecimento superficial, ou seja, incompleto.

A internet é como um grande mostruário de informações, mas não de conhecimento. É necessário que se formos buscar alguma informação, que tenhamos um pouco de conhecimento sobre o assunto, pois do caso contrario poderemos estar adquirindo alguma informação incerta.

A maioria da população não tem a preocupação de ler o conteúdo completo de forma que mal começa a ler algo e já passa para outro. Com isso, a sociedade da informação nos propõem o desafio de saber selecionar entre milhões de informações disponíveis.

Contudo, é necessário que os alunos e os professores aprendam a lidar com esses avanços tecnológicos, de modo que esses meios sejam uma forma de aprimorar seus conhecimentos e não de acomodá-los.


3 comentários:

  1. Parabéns Amilton pelo conteúdo postado sobre a educação na sociedade informatizada. Isso nos faz perceber o quanto que o ensino evoluiu deixando um pouco de lado a idéia de que, na escola, o professor é a figura central ou a principal fonte do conhecimento. Essa evolução serviu também para dinamizar mais o ensino e favorecer mais ainda a aprendizagem do aluno quando utilizado de forma correta.

    ResponderExcluir
  2. A sociedade da informação nos disponibiliza diversas fontes de tipo de conhecimento e cabe a nós escolhermos o que acharmos melhor.

    ResponderExcluir
  3. Estamos vivendo na era onde se faz necessário está atualizado nos mais inovadores avanços tecnológicos. É preciso evoluir, assim não ficamos para traz.
    Encontrei o teu blog por acaso, meus parabéns!
    Abraço.

    ResponderExcluir