sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Era da informação



Estamos vivendo hoje na era da informação que é caracterizada pelas profundas transformações ocorridas na tecnologia, que nos proporciona mais praticidade e agilidade no dia-a-dia. Os mecanismos de busca de informação evoluíram de forma surpreendente. Sistema de busca na internet como o Google tem elevado bastante o estado da arte das pesquisas bibliográficas, nos disponibilizando informações em qualquer hora, até mesmo em tempo real.

A sociedade da informação é uma realidade ocorrida no meios de comunicação, decorrente dos avanços tecnológicos aumentando consideravelmente o numero de novos mercados e consumidores desta era, mais conhecida como era digital, que conseguiu transformar o mundo em uma grande sociedade globalizada , com isso podemos ter um amplo acesso a informação e ao conhecimento.

"Segundo um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley (Lyman e Varian, 2000), há na web cerca de 550 bilhões de documentos (95% publicamente acessíveis), e a informação on-line está crescendo à taxa de 7,3 milhões de páginas da web por dia. A produção de e-mails por ano é quinhentas vezes maior que a de páginas da web. A produção de informação anual do mundo, sob diferentes formas, eleva-se a 1,5 bilhão de gigabytes, dos quais, em 1999, 93% foram produzidos em forma digital". Castells, Manuel(2001 Pág. 77.).

Devido a isso estamos em meio a uma explosão de informações, onde a busca pela mesma aumenta aceleradamente. No entanto por temos um amplo acesso a vários tipos de informação as vezes não vemos que estamos processando conteúdos incertos, pois por questão de comodismos não buscamos esses assuntos em outras fontes.A relação entre qualidade e quantidade de informação é, sem dúvida, um dos "calcanhares-de-aquiles" desta sociedade. Por isso o grande desafio está em transformar o imenso volume e o intenso fluxo de informações em conhecimento. A informação é um fator intrínseco a qualquer atividade, ela deve ser conhecida, processada, compreendida e utilizada pela consolidação de serviços, produtos e sistemas de informações.

A respeito do excesso de informação disponível na internet, Viera (1998), Dowbor (2000) e Demo (2000b) alertam-nos para o fato de as pessoas estarem absorvendo informações que, muitas vezes, têm credibilidade duvidosa. É importante destacar também a necessidade de se saber processar informação, mesmo porque ela, por si, não implica conhecimento, importa mais a capacidade reflexiva e crítica que o indivíduo é capaz de desenvolver ante o conteúdo que ela traz. Informação, sem uma mente que a analise, que a reflita, que a compreenda e que a use adequadamente, é inútil para o crescimento intelectivo do sujeito.

Referências
DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 29, n. 2, p. 37-42, 2000.
DOWBOR, L. A educação frente às novas tecnologias do conhecimento. Artigos on-line, 2000.
VIERA, L.S. Uso da informática na criação de ambientes integrados de aprendizagem. In: CONGRESSO DA RIBIE - REDE IBEROAMERICANA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 4., 1998, Brasília, DF.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Pág. 77. 2001. Jorge Zahar Editor. Normal

Um comentário:

  1. A era da Informação está sendo mais do que uma mudança social. Ela é uma mudança na condição humana. Ao longo da história o homem tem criado os mais diversos meios e ferramentas para comunicar e se informar, e deste modo melhorar os seus padrões atuais de vida, porém as vezes esse excesso de informação gera um certo tipo de comodismo onde as pessoas não querem mais ter o trabalho de verificar se a informação que buscam estão corretas, adquirindo informações incertas.

    ResponderExcluir